INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

BRINQUEDOS ADAPTADOS

A inclusão social é fator de grande relevância em meu mandato por isso apresentei o Projeto dos brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais , nos parques e praças da cidade. O projeto prevê ainda a acessibilidade em todas as praças e parques da cidade, com rampas de acesso para cadeirantes, guias no solo e instruções em braile para cegos etc.

BANHEIROS ADAPTADOS PARA OSTOMIZADOS

Atuamente existe um grande número de pessoas que fizeram a Cirurgia de Ostomização na cidade, essas pessoas requerem necessidades especiais para a devida higienização. Apresentei um projeto para implantar na cidade banheiros adaptados para suprir tal demanda e garantir à pessoa ostomizada as condições de acessibilidade aos sanitários públicos, com instalações adequadas

CICLISTAS DE VISÃO

Dados recentes do IBGE apontam que 6,2% da população do Brasil apresenta algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2015 (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros. O grau intenso ou muito intenso da limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades habituais como ir à escola, trabalhar e brincar. Uma das maneiras dos deficientes buscarem inclusão social, “auto-estima”, superação física e psicológica, vem sendo por meio de práticas esportivas e atividades de lazer, algo extremamente limitado no país. Com objetivo de ajudar, ainda que minimamente, o Estado a implementar a inclusão social de deficientes em esportes, sobretudo os deficientes visuais que são maioria, surgiu em São Bernardo do Campo/SP (ABC) o Projeto “Ciclistas de Visão”, idealizado por Rosângela Aparecida de Araújo e Daniel Ayala. O Projeto visa oferecer passeios ciclísticos a deficientes visuais na Estrada Velha de São Bernardo do Campo/SP, local conhecido como polo turístico de prática de esportes, dentre eles o ciclismo. A ideia é que tal proposta deva ser colocada em prática aos domingos pela manhã (inicialmente de forma quinzenal ou mensal), com a utilização de uma bicicleta para dois ocupantes. Na frente dela vai o condutor e atrás o deficiente visual. Ambos pedalam. Nesse processo, a vida do deficiente mudará: sua alma ganhará alimento, seu corpo ganhará asa, e sua socialização aumentará. Assim, ele não só aprenderá como também ensinará: Sua percepção será amplificada e passada para o ciclista que conduz a bicicleta. Haverá uma troca entre ambos de experiências sensoriais que se completarão durante a pedalada. Além disso, o sedentarismo, ocasionado pela ausência total ou parcial da visão será deixado de lado.

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